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(PUERHE Energia) Faturas e Contratos

Consumo de energia geral da USP, consolidado até 10/07/2018

 

GESTÃO DE FATURAS


A Gestão de Faturas possibilita identificar cobranças inadequadas das concessionárias de energia elétrica, tais como: faturamento incorreto, cobrança indevida, ICMS, etc.

Ao longo dos anos, a área de Gestão de Faturas desenvolveu diversas atividades, algumas juntamente com a área de Gestão de Contratos, visando reduzir os gastos com energia elétrica, entre as quais podemos citar:

– melhorias nos fluxos dos processos das faturas em conjunto com as Unidades, agilizando assim o processo de conferência e encaminhamento para pagamento ao Departamento Financeiro da Reitoria;

– elaboração de procedimentos (checklist) para facilitar o processo de conferência das 448 faturas de energia elétrica da Universidade;

– todas as faturas das Unidades consumidoras em baixa tensão foram colocadas em débito automático, contribuindo com o Projeto Multa Zero, que visa reduzir os acréscimos incidentes nas faturas de energia elétrica, sejam eles por problemas técnicos ou operacionais;

– emissão de boletos para ressarcimento do uso de terceiros dentro dos campi da USP (como restaurantes, lanchonetes, agências bancárias, etc.)

Desde 2014 adotou-se para a USP o recebimento eletrônico de faturas que além de propiciar economia de papel para as distribuidoras também propicia economia e a agilidade nos pagamentos para a própria Universidade, eliminando a necessidade de encaminhamento de processos em malotes.


GESTÃO DE CONTRATOS


A Gestão de Contratos desenvolvida pelo PUERHE segue os critérios desenvolvidos pelo PURE e tem como objetivo, administrar os contratos de fornecimento de energia elétrica das unidades da USP, junto as principais concessionárias distribuidoras de energia elétrica do Estado de São Paulo, buscando encontrar a melhor relação custo-benefício na celebração destes contratos e, contribuindo para o uso adequado de recursos públicos.

A Resolução 414/2010, de 9 de setembro de 2010, da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, torna obrigatória a celebração de contratos de fornecimento de energia elétrica para as unidades consumidoras enquadradas no Grupo “A”, entre as quais encontram-se atualmente 128 Unidades da USP.

O contrato de fornecimento de energia é um instrumento utilizado para que a concessionária e o consumidor ajustem entre si, as características técnicas e as condições comerciais do fornecimento da energia elétrica.

O Grupo “A” é composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão igual ou superior a 2,3 kV no sistema aéreo, ou, ainda, atendidas em tensão inferior a 2,3 kV a partir de sistema subterrâneo de distribuição (não vale para o sistema subterrâneo da CUASO que é de propriedade da USP).


SISTEMA CONTALUZ WEB


O PUERHE dispõe de ferramentas de gestão de energia que auxiliam e possibilitam aos dirigentes da Universidade efetuarem análises, comparações e estudos referentes às instalações elétricas dos diferentes campi da USP. A principal ferramenta atualmente é o Sistema Contaluz Web, que foi desenvolvido pela Universidade de São Paulo.

Para saber como economizar energia é necessário conhecer como ela está sendo gasta, e até 1998 a Universidade desconhecia como se compunham os custos com energia elétrica. A partir de então, com a elaboração de um banco de dados com as informações das faturas de energia, chamado CONTALUZ, a USP pôde levantar indicadores de eficiência como custo da energia paga em R$/MWh e porcentagem da incidência de multas nas faturas. Além disso, através da análise das faturas de energia das unidades, aquelas tarifas pouco favoráveis, puderam ser revistas.

Para que serve?

A USP possui hoje cerca de 448 faturas mensais de energia, distribuídas em 22 cidades e nas maiores empresas de distribuição de energia elétrica do Estado, e somente com a implementação de um banco de dados como o CONTALUZ, seria possível visualizar informações sobre o consumo de energia elétrica de qualquer uma das Unidades, permitindo ao PUERHE disponibilizar estas informações para a comunidade USP, acompanhando o dispêndio e ao mesmo tempo promovendo a gestão de energia elétrica na Universidade.

Como funciona?

O primeiro banco de dados elaborado em 1998 era alimentado localmente por uma única pessoa na Reitoria, a qual preenchia os dados de todas as faturas da USP. A evolução foi grande e hoje o CONTALUZ é online, isto é, a alimentação dos dados se processa de forma dinâmica e rápida via página WEB na internet. Assim, foi possível descentralizar os lançamentos, e num segundo momento isso foi feito pelos responsáveis em cada um dos seis Campi, que de posse das faturas mensais das unidades, alimentam o banco de dados com as informações do uso de energia elétrica.

A partir de fevereiro de 2017 foi desenvolvido no âmbito do PUEHRE o lançamento automatizado das faturas. Através de rotinas programadas em Python os dados são lidos diretamente dos documentos, tabulados e lançados no Sistema Contaluz eliminando assim a necessidade do lançamento manual.