Site da USP
Superintendência do Espaço Físico Universidade de São Paulo
Fale conosco

PUERHE (Hídrico) – Histórico

Durante muitos anos, a problemática da água esteve relacionada apenas à escassez desse insumo em áreas áridas e semiáridas do globo. Mas todo o processo histórico de estabelecimento das populações em áreas próximas aos corpos d’água tem mostrado cada vez mais seus efeitos. Estes núcleos cresceram, urbanizaram-se, intensificaram e diversificaram seus usos da água e, consequentemente, provocaram a redução do volume de água, de boa qualidade, disponível.

Atendendo à demanda de ações estruturantes no nível dos sistemas prediais, deu-se início ao desenvolvimento de Programas de Uso Racional da Água – PURAs – que representam uma mudança de paradigma da exclusiva gestão da oferta para a gestão também da demanda de água, mais coerente com os preceitos do desenvolvimento sustentável.

Criado em 1998, o Programa de Uso Racional da Água da Universidade de São Paulo – PURA-USP – além da manutenção do consumo em patamares reduzidos e do estabelecimento de um sistema estruturado de gestão da demanda, cumpre seu objetivo de desenvolver metodologias aplicáveis a outros locais.

Seguindo a linha do pensamento sistêmico, o Programa desenvolve ações:

de caráter tecnológico, como eliminação de vazamentos, substituição de equipamentos sanitários convencionais por modelos economizadores e minimização de desperdícios em processos;

de mobilização, entre as quais divulgação, campanhas de conscientização e treinamentos; e

de gestão da demanda de água, o que inclui a comparação com parâmetros de controle (demandas mensais, demandas per capita diárias e perfis de vazões) e a retroalimentação dos sistemas, na forma da eliminação vazamentos ou revisão de processos.

Como resultado das ações permanentes do Programa, considerando a Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, obteve-se a redução de 52% na demanda mensal de água – de 137.881 para 66.247 m³/mês (1998/2014).

Além desta expressiva economia de água, foram registradas também alterações nos sistemas prediais, nas rotinas administrativas e de manutenção predial, despertar para a conservação da água e mudanças comportamentais dos usuários. No contexto do desenvolvimento da metodologia, foram realizadas uma tese de doutorado, duas dissertações de mestrado e seis estágios supervisionados, além de dezenas de apresentações em eventos técnicos/científicos nacionais e internacionais, montagens de estandes e elaborações de matérias para livros, revistas, jornais, rádio e televisão.

Desta forma, promove-se o uso sustentável da água na USP não só em sua dimensão ambiental como também em suas dimensões econômica, social e cultural.

Em 2015, é criado o Programa Permanente para o Uso Eficiente dos Recursos Hídricos e Energéticos na Universidade de São Paulo – PUERHE.