Evento Seminário SEF

SEF realiza Seminário de Planejamento Estratégico Situacional (PES) e discute a atuação da Superintendência

A Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo realizou um Seminário de planejamento estratégico situacional, oportunidade em que reuniu as chefias em discussão sobre a atuação da SEF nos diversos campi. O encontro aconteceu nos dias 16 e 18 de agosto no Auditório do Inova USP em São Paulo.

Durante o evento, que foi conduzido pelo superintendente (gestão 2022/2026), Miguel Antonio Buzzar, foram abordados os principais pontos relacionados ao dia a dia do trabalho da equipe da SEF. As atribuições da superintendência, o planejamento necessário para a execução das demandas evolvendo projetos e obras, bem como ideias que possam minimizar dificuldades enfrentadas pelos profissionais também foram discutidos no encontro.

A Superintendência é o órgão responsável por organizar e sistematizar as atividades relacionadas ao espaço físico da USP, além de ser corresponsável pelos planos diretores dos campi da universidade, pelo planejamento de intervenções físicas, propostas de novas edificações, ampliações ou reformas de vulto, projetos, licitações e construção das unidades e órgãos na Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira. Destaca-se que suas atividades relativas ao planejamento são compartilhadas com conselhos gestores e prefeituras dos campi.

Durante o Seminário, a equipe ainda reiterou a importância do planejamento das atividades da SEF em consonância com as diversas unidades da universidade. “Estar em constante diálogo com os funcionários, professores e dirigentes, bem como os alunos das unidades é de fundamental importância para que os projetos de expansão ou adequações, enfim, para que nosso trabalho de modo geral ocorra de maneira eficiente e eficaz, beneficiando a USP”, pontuou o superintendente durante a reunião.

O grupo discutiu ainda as principais responsabilidades da SEF, destacando a garantia ao uso e a expansão física harmônica da universidade, a preservação do patrimônio existente, a execução de espaços de ensino, aprendizado bem como de convívio de modo a proporcionar o melhor suporte para as atividades fim dos campi.