Site da USP
Superintendência do Espaço Físico Universidade de São Paulo

Superintendência do Espaço Físico

Superintendência do Espaço Físico da Universidade de São Paulo (SEF) tem como finalidade organizar e sistematizar todas as atividades relacionadas ao espaço físico dos campi da USP, conforme consta da Resolução GR 4946 de 13/08/2002.

A maior responsabilidade da SEF é a de garantir um uso e uma expansão física harmônica da Universidade, preservando o patrimônio existente, de modo a proporcionar o melhor suporte para as atividades fim da Universidade.

São suas competências o planejamento de intervenções físicas nos edifícios e territórios dos campi, quer pelas propostas de novas edificações, suas ampliações ou reformas de vulto, quer pelos estudos e propostas de redes de infraestrutura dos sistemas: viário, elétrico, hidráulicos, de informação, ambiental e outros, sempre em sintonia com os diferentes Órgãos da USP.

Para o desenvolvimento de suas atividades a SEF conta com as seguintes áreas:

Divisão de Planejamento
Divisão de Projetos
Divisão de Fiscalização de Obras
Divisão Administrativo-Financeira
Escritórios Regionais

ATIVIDADES

São atividades da SEF:

. Elaborar planos executivos anuais e quadrienais de obras;
. Elaborar planos diretores e estudos de viabilidade física de empreendimentos;
. Elaborar ante-projetos, projetos executivos e material técnico para licitação de obras;
. Elaborar pareceres e laudos técnicos sobre terrenos e edificações;
. Elaborar licitações e contratos
. Fiscalizar as obras e a gestão dos contratos;
. Cadastrar plantas, áreas, índices de ocupação;
. Avaliar e aprovar projetos externos;
. Emitir e acompanhar os Termos de Compromissos.