Site da USP
Superintendência do Espaço Físico Universidade de São Paulo
Fale conosco

Teste_wordpress


A SEF – Superintendência do Espaço Físico tem como finalidade organizar e sistematizar as atividades relacionadas ao espaço físico. São suas competências o planejamento de intervenções físicas nos edifícios e territórios, envolvendo propostas de novas edificações, suas ampliações ou reformas de vulto, seguido de seu projeto, licitações e construção, bem como e a realização de estudos de viabilidade, laudos e pareceres técnicos e propostas de planos diretores físicos. Seu foco principal são as Unidades e Órgãos da capital, uma vez que as do interior estão sob a responsabilidade das Prefeituras dos diferentes campi, à exceção de Lorena.

Este relato volta-se às ações para as Unidades e Órgãos da capital no quadriênio 2018-2021 e não foca em números, que podem ser obtidos no relatório de gestão da SEF. Começa destacando intervenções em museus, auditórios e as envolvendo patrimônio histórico; em seguida, dá destaque às voltadas à assistência social; e chama a atenção para as demais intervenções marcantes. Conclui apresentando os planos estruturantes formulados ou aprimorados, melhorias promovidas nos processos internos e, ao final, traz uma relação de outros projetos e obras de destaque. Nem todas as intervenções relatadas já tiveram suas obras concluídas.

Diferentes museus da USP passaram por melhoria no período. O MAC sofreu e vem sofrendo diversas intervenções relevantes para transferência total da CUASO para o Ibirapuera, nos: laboratórios (1-MAC); reserva técnica; áreas externas (inclui drenagem, estacionamentos, bases para esculturas, iluminação externa, calçamentos e portaria) (2-MAC); e guarda-corpos.

Várias e marcantes intervenções voltam-se ao Museu Paulista. Está em projeto a ampliação do Museu Republicano de Itu, com construção de edificação anexa, adequações para acessibilidade e prevenção e combate a incêndios (3-MRCI). A grande obra de restauro e ampliação do Museu do Ipiranga tem sido acompanhada pela Superintendência, que interviu também promovendo melhorias nas edificações alugadas que abrigam as equipes e o acervo do Museu desde o seu fechamento. (4-MP-Projeto e 5-MP-Obra – fichas prontas revisadas)