Teste
DESTAQUES DA GESTÃO 2018-2021
A SEF – Superintendência do Espaço Físico tem como finalidade organizar e sistematizar as atividades relacionadas ao espaço físico. São suas competências o planejamento de intervenções físicas nos edifícios e territórios, envolvendo propostas de novas edificações, suas ampliações ou reformas de vulto, seguido de seu projeto, licitações e construção, bem como e a realização de estudos de viabilidade, laudos e pareceres técnicos e propostas de planos diretores físicos. Seu foco principal são as Unidades e Órgãos da capital, uma vez que as do interior estão sob a responsabilidade das Prefeituras dos diferentes campi, à exceção de Lorena.
Este relato volta-se às ações para as Unidades e Órgãos da capital no quadriênio 2018-2021 e não foca em números, que podem ser obtidos no relatório de gestão da SEF. Começa destacando intervenções em museus, auditórios e as envolvendo patrimônio histórico; em seguida, dá destaque às voltadas à assistência social; e chama a atenção para as demais intervenções marcantes. Conclui apresentando os planos estruturantes formulados ou aprimorados, melhorias promovidas nos processos internos e, ao final, traz uma relação de outros projetos e obras de destaque. Nem todas as intervenções relatadas já tiveram suas obras concluídas.
Diferentes museus da USP passaram por melhoria no período. O MAC sofreu e vem sofrendo diversas intervenções relevantes para transferência total da CUASO para o Ibirapuera, nos: laboratórios (1-MAC); reserva técnica; áreas externas (inclui drenagem, estacionamentos, bases para esculturas, iluminação externa, calçamentos e portaria) (2-MAC); e guarda-corpos.
Várias e marcantes intervenções voltam-se ao Museu Paulista. Está em projeto a ampliação do Museu Republicano de Itu, com construção de edificação anexa, adequações para acessibilidade e prevenção e combate a incêndios (3-MRCI). A grande obra de restauro e ampliação do Museu do Ipiranga tem sido acompanhada pela Superintendência, que interviu também promovendo melhorias nas edificações alugadas que abrigam as equipes e o acervo do Museu desde o seu fechamento. (4-MP-Projeto e 5-MP-Obra – fichas prontas revisadas)
No caso do MAE, foi realizada obra de ampliação e readequação do Edifício de Piraju (6-MAE-Piraju). Duas intervenções voltam-se à reforma e ampliação dos edifícios da capital: construção da cobertura para acesso ao Bloco de Exposição, e Ampliação da Área Expositiva e Educativa, incluindo adequações para acessibilidade e prevenção e combate a incêndios no Edifício Principal e Bloco Expositivo. (7-MAE-Blorecep).
Já no MZ, promoveu-se uma intervenção de menor porte (área para terceirizados) e outra relevante está em andamento, visando à prevenção e combate a incêndios (8-MZ).
No que se refere a auditórios, foram concluídas duas importantes obras: do Camargo Guarnieri, para onde se deslocaram diferentes órgãos ligados à PRCEU (9-PRCEU-CGuarnieri); e o da EEL, em Lorena (10-EEL). O projeto em andamento, que vai dotar o Edifício do Teatro Laboratório da ECA de condições técnicas, de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios adequadas, também é uma intervenção marcante (11-ECA). Ainda, na ECA, a intervenção do Auditório do Departamento de Música, próxima reforma a ser licitada; e, no IQ, a reforma em andamento no Auditório do Bloco 6.
No caso de obras envolvendo patrimônio histórico, destaca-se um conjunto de intervenções relevantes de restauração e modernização para atendimento a novos programas, adequação à acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios que estão em andamento ou em projeto no Edifício Cesário Bastos (EP Santos) (12-EP e 13-EP). Já no Edifício Arcadas da FD, os destaques são as intervenções na sua cobertura, a reforma do Salão Nobre já iniciadas (14-FD) e a próxima reforma das instalações elétricas, de acessibilidade e de prevenção e combate a incêndios. Foi concluída a reforma das instalações elétricas da FAU Maranhão. Estão em realização as obras de restauro das fachadas do Edifício Ayrosa Galvão e da oficina de manutenção da FSP (15-FSP).
Quanto às intervenções voltadas à assistência social, a principal é a reforma e ampliação no Bloco D do Conjunto Residencial CRUSP para adequação à acessibilidade, prevenção e combate a incêndios, instalação de cobertura e instalações elétricas; trata-se do primeiro Bloco a ser requalificado; a obra também prevê a troca do piso da marquise central de todo o Conjunto (16-CRUSP). Duas importantes melhorias foram realizadas no Conjunto: no sistema de aquecimento do Bloco A1; e no sistema de bombeamento de água para abastecimento dos reservatórios dos blocos. Duas intervenções voltam-se a novos reservatórios de água: da Creche e do Restaurante centrais.
Além dessas, muitas outras intervenções foram ou estão sendo realizadas no período, para atender ao Plano de Projetos e Obras, ou a demandas urgentes apresentadas via o Sistema Acrópole. Destacam-se algumas delas.
Na área saúde, são três as intervenções para o HU: um conjunto delas em obras e em projetos promovendo adequações para prevenção contra incêndios (17-HU); outras em projeto, visando a reformas dos sistemas de ar condicionados das UTIs ; e as reformas de hidráulica para melhoria do abastecimento de água do hospital, já finalizadas.
Outra intervenção é a readequação do projeto e a retomada das obras da reforma completa e ampliação do Edifício do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO), da FM (18-FM). Importante obra foi a troca total da cobertura do Complexo Esportivo da EEFE (19-EEFE). Na EE, destacam-se as conclusões das obras de reforma do espaço estudantil (20-EE) e do sistema de instalações elétricas do Edifício Principal, para o qual está em projeto a solução das pendências relacionadas a acessibilidade e prevenção e combate a incêndios.
As soluções das questões relacionadas a prevenção e combate a incêndios no IQ têm levado a uma ação sistêmica dos problemas em seus diversos blocos, envolvendo recuperação de fachadas, saídas de emergência, reformas no reservatório, alterações de acessos a ambientes e aos laboratórios em geral, e reformas das instalações elétricas e SPDA de todo o conjunto edificado. (21-IQ)
Já no InovaUSP, além da finalização da obra foram concluídos vários de seus laboratórios (22-InovaUSP). Mais recentemente, iniciaram-se as obras para fechamento do térreo do conjunto, envolvendo a área do CDI/AUCANI.
Três outras intervenções na ECA merecem destaque. Duas estão em projetos: as ampliações, requalificação de ambientes e adequações gerais para acessibilidade e prevenção e combate a incêndios no prédio da Criateca (antigo SINTUSP) (23-ECA-Criateca); e nos prédios do Departamento de Música (CMU), das Artes Plásticas e das Artes Cênicas (24-ECA-Acessibilidade). A terceira está em obras: reforma do telhado do Bloco C – CTR (25-ECA-BlocoC). Obras importantes aconteceram ou estão em finalização no IO: construção de pier (26-IO-Pier) e de muro de arrimo da base de Ubatuba; e reforma nos Edifícios Principal e de Manutenção para prevenção e combate a incêndio e acessibilidade (27-IO). Ainda sobre os temas da acessibilidade e prevenção contra incêndio, destacam-se a licitação para as obras no Edifício do Genoma do IB e as reformas dos blocos A, B e C da Escola de Aplicação, da FE, já realizadas (28-FE-Aplicação).
Finalmente, em breve deverão ser contratadas as obras para: substituição de elementos vazados no Bloco C da Poli Elétrica (29-EP-Elétrica); reforma da cobertura do prédio da Biblioteca Florestan Fernandes (30-FFLCH-Biblioteca) e reforma do prédio Administrativo para acessibilidade (31-FFLCH-Administração), da FFLCH; reforma e ampliação necessária à obtenção do AVCB do Bloco B do IME (32-IME-BlocoB); e reforma das instalações elétricas do térreo e 1o. pavimento dos prédios I e II do IMT da FM.
Em edifícios de órgãos ligados à Reitoria são marcantes as intervenções: reforma completa do Bloco B e intervenções nos Blocos A e C e no Edifício da Administração da STI (33-STI); obras realizadas e em execução para adequações nos Blocos do Edifício da Administração Central para a AGUIA (34-AGUIA); projeto para adequação da área do DRH no Bloco L do Edifício da Administração Central (35-RUSP-DRH); obras iniciadas para a nova sede da SPPU (36-SPPU) e a obra concluída para a Base Comunitária de Segurança; está em obras a reforma para acessibilidade da AUSPIN (37-AUSPIN).
Um conjunto de planos estruturantes foram formulados ou aprimorados no período: Plano de Acessibilidade da CUASO; Plano de Prevenção e Combate a incêndio da CUASO; Plano de Projetos e Obras da SEF; Plano de Gerenciamento de Facilidades; e Plano de Modelagem da Informação na Construção (BIM) – Projeto Piloto Construção da portaria do parque CIENTEC (38- CIENTEC). Promoveram-se igualmente melhorias nos processos internos da SEF, para acelerá-los, dar maior garantia, rastreabilidade, coordenação e melhorar o relacionamento com as Unidades: Sistema Acrópole (com STI); Fichas de validação de projetos técnicos; Planejamento de ações das equipes técnicas; Procedimento de medição de obras, etc. Está em curso uma reorganização completa do sistema de informações da Superintendência.
Outras obras e projetos da SEF de destaque
CEBIMAR / Obras concluídas / Reforma do mirante e construção de muro de arrimo com solo grampeado verde (39-CEBIMAR-Mirante)
FFLCH / Obra Concluída / Reforma para reforço estrutural no prédio da Administração
IAG / Obra Concluída / Reforma do acesso e instalação de guarda corpo na cobertura do prédio principal
RUSP – SAS / Obra Concluída / Reforma nos favos 22 e 38 das Colmeias, para abrigar o Acolhe USP e o Escritório de Saúde Mental
EACH / Em Projeto / Construção de torre e instalação de elevador no ginásio de esportes
EACH / Em projeto / Reforma das coberturas dos blocos A3, A2 e A1
FCF / Em projeto / Conclusão da passarela elevada (40-FCF-Passarela)
FD / Em projeto FD / Reforma no Edifício Anexo (para acessibilidade, prevenção e combate a incêndios, salas dos departamentos e transferência restaurante) (41-FD-Anexo)
FE / Em projeto / Reforma para acessibilidade e instalação de elevador para pessoas com necessidades especiais e da Lanchonete no Bloco B (42-FE-Bloco B)
IAG / Em projeto / Construção da passarela de Interligação do Bloco A ao Prédio Principal (43-IAG)
IB / Em Projeto / Reforma para acessibilidade e prevenção contra incêndios no Edifício André Dreyfus (44-IB-Dreyfus)
IME / Em projeto / Reforma da cobertura do Bloco B – CEC
IO / Em projeto / Construção e instalação das estações de tratamento de esgoto e rede de drenagem externa da base de Ubatuba
IP / Em projeto / Reforma da passarela central
RUSP – AUSPIN / Em projeto / Reforma dos Galpões no IPEN para CIETEC (AUSPIN) – Reforma de um dos galpões
RUSP – CO / Em projeto / Adequações para melhorias no Prédio do CO
SEF – 24/8/2021